Um projeto inédito e inovador foi inaugurado oficialmente na última sexta-feira (29), em Cuiabá: a regularização da energia elétrica para os feirantes nas ruas. Por iniciativa da Energisa Mato Grosso, a medida começou a funcionar na Feira Livre do CPA 3 e, até o fim do ano, vai se estender às mais de 40 feiras da cidade.
Chamado de “Padrão Legal”, o programa terá um custo aproximado de R$ 2,5 milhões para a concessionária de energia, que contou com parceria da Prefeitura Municipal de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho.
Ele visa principalmente garantir segurança e organização aos trabalhadores. Antes, os chamados “gatos” dominavam o uso de energia entre eles. Agora, as novas estruturas instaladas aos feirantes têm pontos de energia padronizados e protegidos contra sobrecarga, por exemplo.
“Garantir a segurança tanto para os feirantes que estão trabalhando quanto para os clientes que visitam a feira é o principal objetivo. Essa parceria foi muito importante, desenvolvemos um quadro de energia tecnicamente qualificado e que garanta uma energia segura para todos que forem utilizar” disse Elger Dias Reis, coordenador de projetos estruturantes da Energisa MT.
Para Maria da Chipa, uma das mais tradicionais feirantes de Cuiabá, o projeto é fundamental para o bem-estar de todos os presentes. “Eu achei isso muito bom, evita acidentes, faz a gente trabalhar tudo direitinho. Gostamos muito dessa medida e vai beneficiar a todos”, disse.
O secretário de Agricultura da capital, Vicente Falcão, ressaltou a parceria entre a prefeitura e Energisa.
“É a famosa parceria público privada. Quando unimos os interesses em comum para o bem-estar da nossa comunidade, da nossa Cuiabá, dos feirantes e o público que visita. É uma segurança de fornecimento e consumo de energia elétrica. É um projeto inédito, com equipamentos novos e modernos. Uma sugestão da área técnica da Energisa que foram prontamente sábios na busca dessa solução para equacionamos em parceria. A informalidade produz essa insegurança, e essa insegurança de não ter a plena confiança de frequentar um ambiente sob pena de risco de tomar um choque ou de um superaquecimento e complicar o fornecimento para o bairro todo”, afirmou.
O coordenador de Feiras, Estanil Almeida Amaral, lembrou de acidentes que já foram causados pela informalidade na energia elétrica e ressaltou a nova fase nas feiras.
“Todos os feirantes ficaram muito contentes, ficaram felizes pois já houve acidente com feirantes ao mexer na rede elétrica. E deixou sequelas, então coisa séria já aconteceu. Agora com a regularização, todos acharam muito bom. Foi um olhar clínico da Energisa e da Prefeitura, pois os feirantes trabalhavam na irregularidade há anos. Já tentamos arrumar, mas o custo era muito alto. Agora, com essa parceria da Energisa ficou zero investimento. Isso foi muito bom, a gente só tem a agradecer a competência da empresa de olhar para os feirantes com o olhar clínico. Só temos a agradecer”.
Moção de Aplausos
Na última semana, a Câmara Municipal de Cuiabá entregou moções de aplausos para profissionais da Energisa envolvidos diretamente no projeto Padrão Legal. Diversos feirantes também receberam homenagens na solenidade.
No ofício, assinado pelo vereador Fellipe Corrêa, “reconhecer o empenho dos profissionais envolvidos nesse projeto é valorizar a união entre compromisso social e competência técnica. É reconhecer que, por meio de cooperação e responsabilidade, será possível transformar um problema histórico em uma solução que fortalece a confiança da comunidade e moderniza a infraestrutura das feiras. Por isso, esta Moção de Aplausos é um gesto de gratidão e respeito aos colaboradores da Energisa e aos servidores da SMAT que contribuíram para iluminar não apenas as bancas, mas também a história, a cultura e a vida comunitária de Cuiabá”.