A GreenFarm 2025, que será realizada de 17 a 20 de setembro no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, vai reunir grandes marcas e nomes do agronegócio brasileiro, mas também abrir espaço para a força da agricultura familiar. A Feira Estadual de Agricultura Familiar e Turismo Rural (Feaftur), promovida em diversos municípios mato-grossenses pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/MT) em parceria com a Empaer, estará integrada ao GreenFarm com a intenção de valorizar as atividades desenvolvidas por produtores rurais de pequeno e médio porte, ampliando o alcance de seus produtos e fortalecendo a conexão com o público urbano.
Frutas, verduras, queijos, rapaduras, doce de leite, iogurtes, cachaças e licores estarão disponíveis para aquisição do público, mostrando a criatividade e a capacidade de transformação da produção familiar. Os visitantes da GreenFarm encontrarão também artesanatos feitos com fibras naturais e cafés especiais. Mais de 30 produtores participarão do evento em um espaço planejado, com estruturas individualizadas para cada expositor.
Entre os expositores estará a produtora Liete Querino, que produz alimentos em um sítio localizado no pé da Serra das Laranjeiras, no Distrito de Aguaçu, em Cuiabá. Para a GreenFarm, ela planeja levar produtos diversificados e inovadores, como o licor de mel e a farinha de jatobá. “Participar de feiras como essa é algo importante para nós. Foi assim que tivemos portas abertas para nossos produtos e mais visibilidade. Tudo isso reforçou a nossa missão de levar saúde e sabor, com inovação e autenticidade. Além do nosso licor de mel artesanal, também temos produtos funcionais, como o leite e a farinha feita a partir da casca do jatobá”, declarou a produtora e empresária Liete Querino, da empresa Dom Querino Bee.
Diretamente de Nossa Senhora do Livramento, considerada a terra da banana, a GreenFarm vai receber produtos feitos com capricho pela família da produtora Zilair Martins Siqueira, da agroindústria Serra Pantaneira.
“Há mais de 25 anos, iniciamos a produção de bebidas artesanais e hoje, essa produção é feita em larga escala. Temos cachaça e licores de banana e tira-gostos de outros derivados além da banana, como a batata-doce e amendoim. Tudo 100% natural. Nossos produtos são todos registrados e legalizados, sendo um diferencial para nossos clientes”, comemora Zilair Martins de Siqueira.
“A parceria com a GreenFarm amplia as oportunidades de comercialização, garantindo que, a cada edição, os expositores tenham acesso a novos compradores e possam expandir suas redes de contatos, com suporte e promoção institucional. A Feaftur se firma, assim, como um evento estratégico para a diversificação de produtos, o fortalecimento econômico e a inserção dos produtores familiares em cadeias de valor mais amplas e competitivas”, explica a Secretária da Seaf-MT, Andréia Fujioka.
Cada alimento, peça artesanal ou relato compartilhado pelos produtores representa a identidade de quem vive da terra. A feira mostra que o agricultor é também empreendedor e guardião de saberes, unindo tradição e inovação.
“Os produtos que fazem parte das feiras são saberes, fazeres e sabores do homem no campo, como produção associada ao turismo. Com isso, a feira abrange desde a gastronomia até as manifestações culturais e o artesanato”, ressalta Geraldo Lúcio, agente técnico da Empaer, que atua na Sedtur/MT.
Conhecimento que leva a novos horizontes e oportunidades
A GreenFam também terá espaço para a geração de conhecimento no setor, com palestras e troca de experiências. De acordo com a organização, na área dedicada à agricultura familiar será realizado o Farmex, uma novidade nesta edição de 2025. Neste local, conteúdos sobre café, cacau, maracujá e outros alimentos da cadeia produtiva estadual serão apresentados por especialistas técnicos.
“Mais do que um espaço de compra e venda de produtos, a feira da agricultura familiar dentro da GreenFarm será uma experiência importante para aproximar a cidade da essência do campo, valorizando tudo que é produzido nas propriedades de menor porte. Além dos produtos, o acesso às informações serve de incentivo para fortalecer o turismo rural e conectar produtores a novas oportunidades, sejam locais, nacionais e até internacionais”, explica Randala Lopes, CEO do Grupo Farmers e idealizadora da GreenFarm.
Sobre a GreenFarm 2025
A GreenFarm acontece de 17 a 20 de setembro, no Parque Novo Mato Grosso, e promete movimentar mais de R$ 200 milhões em negócios, reunindo cerca de 100 marcas expositoras. Com entrada gratuita, a feira se consolida como um espaço de inovação, sustentabilidade e conexão entre diferentes cadeias produtivas.