Sorriso conquistou um novo patamar no cenário nacional do turismo. O município, que antes figurava na categoria B, agora integra a categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta estratégica do Ministério do Turismo (MTur) que orienta políticas públicas, investimentos e planejamento do setor em todo o país. A atualização foi anunciada durante o II Seminário Nacional de Regionalização do Turismo, realizado em 23 de agosto, no Salão do Turismo 2025, em São Paulo.
A mudança adotou uma nova metodologia do MTur, que substitui o modelo anterior — baseado em apenas cinco variáveis — por um conjunto de 70 indicadores técnicos distribuídos em 10 dimensões, como governança, infraestrutura, segurança, saúde, conectividade digital e recursos culturais e naturais. O objetivo é retratar com mais precisão a realidade de cada município e, assim, definir estratégias de desenvolvimento mais eficientes.
Com a nova categorização, os municípios passaram a ser divididos em três grupos: turístico, com oferta turística complementar e de apoio ao turismo. Sorriso, ao alcançar a categoria A, consolida sua posição como um dos principais destinos turísticos do Brasil.
O secretário adjunto de Turismo de Sorriso, Nelson Eduardo Pereira da Costa, destacou a relevância da conquista. “Estar na categoria A é um avanço significativo para o município. Isso nos abre novas possibilidades de buscar recursos junto ao Governo Federal e fortalece o trade turístico local, ampliando as oportunidades de investimento e geração de renda para Sorriso”, disse.
Além de garantir maior visibilidade nacional, a inserção de Sorriso na categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro potencializa o acesso a programas de capacitação, promoção e incentivo ao setor, fortalecendo o desenvolvimento econômico do município.