Na última semana, vivi um dos momentos mais importantes da minha trajetória política: retornei ao Progressistas, partido em que iniciei minha caminhada e ao qual sempre tive afinidade. A decisão de deixar o PSD e voltar ao PP foi amadurecida com responsabilidade e, acima de tudo, com a certeza de que Mato Grosso precisa de representantes fortes, alinhados e comprometidos com o futuro do nosso estado. Sinto que estou voltando para casa, cercada de lideranças que respeitam meu trabalho e que compartilham da mesma visão de construir uma política séria, transparente e transformadora.
Desde que assumi a cadeira no Senado, em 2022, tenho buscado honrar cada voto de confiança depositado em mim. Fiz da defesa das mulheres e da proteção das nossas crianças as minhas principais bandeiras. E, com muito trabalho, conseguimos conquistas que já estão mudando vidas. A aprovação da lei que tornou o feminicídio um crime autônomo, com pena de 20 a 40 anos, é um marco na luta contra a violência de gênero. Também conseguimos instituir o Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais, trazendo mais transparência e segurança para as famílias brasileiras. Mais recentemente, lutamos pela ampliação do direito à reconstrução da mama para mulheres vítimas de mutilação, garantindo dignidade e autoestima a tantas brasileiras.
Essas vitórias não são apenas números ou projetos aprovados. Elas representam histórias reais de mulheres e famílias que merecem viver com respeito, segurança e dignidade. É por elas que sigo em frente. É por Mato Grosso e pelo Brasil que coloco toda a minha energia no trabalho diário em Brasília.
O retorno ao Progressistas fortalece a nossa bancada e amplia o espaço de diálogo com o governo federal, o que será fundamental para garantir mais recursos e investimentos para Mato Grosso. Além disso, me dá mais condições de trabalhar em políticas estaduais junto ao partido, unindo esforços com o governo e com a Assembleia Legislativa para transformar prioridades locais em conquistas reais.
Agora, com uma base partidária sólida, estou confiante de que teremos ainda mais condições de transformar as pautas mais urgentes em realidade para o Estado e o país.
Mato Grosso pode esperar de mim exatamente o que sempre entreguei: trabalho incansável, compromisso com a verdade e dedicação para que o nosso estado seja cada vez mais forte, justo e respeitado. Tenho convicção de que a política deve servir às pessoas, e é com esse propósito que sigo no Senado. O momento que vivemos agora carece de união. E é nessa direção que pretendo continuar trilhando meu caminho, de mãos dadas com os mato-grossenses, buscando ações necessárias para que o Brasil cresça e chegue ao patamar que já deveria estar.
*Margareth Buzetti é senadora pelo PP por Mato Grosso