HOMENAGEM MERECIDA
Setor de bares e restaurantes é homenageado na Câmara; Abrasel destaca papel no turismo e na economia
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, na noite desta segunda-feira (1º), uma solenidade especial em homenagem aos empresários e trabalhadores do setor de bares e restaurantes da capital. A iniciativa, liderada pela presidente da Casa, vereadora Paula Calil (PL), entregou moções de aplauso como forma de reconhecer a contribuição do segmento para o crescimento econômico, social e turístico de Cuiabá.
O conselheiro e ex-presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, que atua no ramo gastronômico, fez um discurso emocionado, ressaltando a relevância do setor para o fortalecimento da identidade cuiabana e a geração de oportunidades.
“Este setor responde por mais de 51% do PIB do turismo. É ele quem mantém a cidade viva após as 18h, com movimento, alegria e oportunidades. Parabenizo a vereadora Paula Calil por reconhecer a importância desses empreendedores para Cuiabá”, afirmou Fernando.
Durante a fala, o secretário destacou ainda que os bares e restaurantes da capital são responsáveis por traduzir a hospitalidade cuiabana aos visitantes e turistas que chegam à cidade.
“Foi exatamente nos bares e restaurantes de Cuiabá que os turistas encontraram o que temos de mais valioso: a capacidade de acolher. Essa é uma característica intangível que não se copia e que é feita por quem empreende aqui, por quem acredita na cidade”, pontuou relembrando a alta aceitação do público durante a Copa do Mundo, que teve Cuiabá como uma das sedes ano de 2014.
Ao final do discurso, o secretário celebrou o momento histórico em que, pela primeira vez, representantes do setor gastronômico receberam uma homenagem oficial da Câmara Municipal.“Vários amigos passaram por esta Casa, como vereadores e líderes, mas o segmento nunca havia sido homenageado. Hoje, isso muda. Este reconhecimento ficará marcado na memória de todos nós”, finalizou.