CORTANDO NA CARNE
Abílio anuncia nova fusão de secretarias e deve encaminhar terceiro projeto à Câmara em menos de 30 dias
Kamila Araújo
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), afirmou nesta quarta-feira (4) que deve encaminhar ainda esta semana à Câmara Municipal um novo projeto de fusão de secretarias, desta vez unindo as pastas de Turismo, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.
Esta será a terceira reestruturação administrativa promovida pela atual gestão em menos de um mês, como parte de um plano de corte de despesas e otimização da máquina pública.
“Estamos compatibilizando a parte sistêmica das secretarias. Quando unificamos contratos como os de veículos, copiadoras ou sistemas, conseguimos economizar e tornar a gestão mais eficiente”, justificou o prefeito.
Segundo Abílio, a medida faz parte da segunda etapa da reestruturação administrativa, iniciada após a avaliação dos primeiros seis meses da nova gestão. O objetivo é reduzir custos operacionais e enxugar a estrutura da Prefeitura sem comprometer as entregas das políticas públicas.
“Concluímos a análise do primeiro semestre, que foi de diagnóstico. Agora, no segundo semestre, estamos fazendo os cortes necessários, de forma mais incisiva e direta”, completou.
Fusão administrativa, não de funções
De acordo com o prefeito, a proposta prevê a unificação administrativa e orçamentária, mas a separação das funções e áreas de atuação será mantida. Ou seja, cada área continuará com sua finalidade específica, mas passará a operar sob uma mesma estrutura sistêmica e contratual.
“O orçamento será unificado, mas as funções continuam separadas. Cada área seguirá com sua política pública, apenas com gestão conjunta para reduzir despesas”, esclareceu Abílio.
Terceira fusão em menos de um mês
Esta será a terceira fusão de secretarias promovida por Abílio Brunini em menos de 30 dias. No final do mês passado, a Prefeitura já havia garantido a fusão da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) com a Secretaria de Ordem Pública (Segurança Pública Municipal);
Nesta terça-feira (02), oficializou a unificação das secretarias de Educação, Esporte e Cultura, medida que ainda está em fase de ajustes e gerou reações internas entre os secretários das pastas.
Segundo o prefeito, todas as mudanças têm caráter administrativo e estratégico, com foco na redução de custos e aumento da eficiência da gestão pública municipal. A nova proposta deve ser protocolada nos próximos dias na Câmara de Vereadores e pode ser votada ainda neste mês.