Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

JULGAMENTO SUPOSTA TRAMA GOLPISTA

Moraes perde a paciência com Novacki, advogado de Torres: “O senhor já perguntou quatro vezes. Aqui não é circo”

Da Redação

0

Durante o julgamento desta terça-feira (2), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes barrou a tentativa do advogado matogrossense, Eumar Roberto Novacki, defensor de Anderson Torres, de reproduzir um áudio do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), diretamente de seu celular. No total, oito reús são julgados por uma susposta trama golpista que tentou reverter o resultado das eleições de 2022.

Moraes explicou que apenas a apresentação de slides havia sido autorizada previamente, afirmando que “o material não foi conferido pelo setor técnico”.

Ainda durante o julgamento, Moraes advertiu a defesa dos oito reús. Nocaki inistia
Advogado insistiu em pergunta. Novacki insistia em perguntar ao ex-comandante do Exército Freire Gomes sobre as datas das reuniões no Palácio do Planalto em que teria sido discutida uma minuta golpista. O general disse não se lembrar de datas.

O ministro então o repreendeu: “O senhor já perguntou quatro vezes a mesma coisa. Se o senhor continuar, por favor”, interrompeu Moraes. “Não estamos aqui para fazer circo. Eu não vou permitir que faça circo no meu tribunal”, disse. O advogado tentou justificar a insistência nas perguntas.

Ainda no primeiro dia de julgamento, o ministro ameaçou cortar fala de advogado de Torres. Diante da insistência no tema por parte de Novacki, Moraes afirmou que ele estava tentando induzir a testemunha: “Não tem que induzir a testemunha. Se o senhor continuar, vou ter que cortar”.

Primeiro dia

Ontem (3), o julgamento teve duas sessões, uma manhã e outra pela tarde. No início dos trabalhos, o relator, ministro Alexandre de Moraes, leu o relatório da ação penal, documento que contém o resumo de todas as etapas percorridas no processo, desde as investigações até a apresentação das alegações finais, última fase antes do julgamento. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu a condenação de Bolsonaro e dos demais acusados.

Na parte da tarde, foram ouvidos quatro advogados dos oito réus: Mauro CidAlexandre RamagemAlmir Garnier e Anderson Torres.

Quem são os réus do Núcleo 1?

Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;
Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;
Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;
Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022;
Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação