
Quinze advogados formalizaram inscrição até esta quarta-feira (3) para concorrer à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) aberta pelo Quinto Constitucional.
A escolha será conduzida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e teve início com a vacância provocada pela aposentadoria compulsória do desembargador Luiz Ferreira da Silva, que completou 75 anos, idade-limite prevista para magistrados e servidores do Judiciário.
O prazo para inscrição encerra hoje (3) às 18h. Após isso, os nomes seguirão para a etapa de análise documental, onde serão verificados requisitos como tempo mínimo de atividade jurídica e regularidade profissional.
Etapas do processo
Com as candidaturas validadas, os postulantes passarão por sabatina e votação no Conselho Seccional da OAB-MT. Os seis mais votados integrarão a chamada lista sêxtupla, que será encaminhada ao Pleno do TJMT.
A Corte, por sua vez, reduzirá a lista a três nomes, os quais serão submetidos ao governador Mauro Mendes (União Brasil). A escolha final do novo desembargador ou desembargadora caberá ao chefe do Executivo estadual, como determina a Constituição.
Perfil dos inscritos
A disputa reúne nove advogados e seis advogadas com perfis variados, experiências em diversas áreas do Direito e histórico de atuação institucional, seja na advocacia privada, em conselhos da OAB ou no Judiciário.
Entre as advogadas inscritas estão:
- Paola Fernandes
- Angeliza Neiverth Segura
- Cibelly de Jesus Amaral Fracarolli
- Daniela Marques Echeverria
- Jamille Clara Alves Admczyk
- Dinara de Arruda Oliveira
Já entre os advogados que concorrem à vaga, estão:
- Ricardo Almeida
- Dauto Passare
- Helmut Daltro
- Oswaldo Cardoso
- Sebastião Monteiro
- Jackson Coutinho
- Pio da Silva
- Rodrigo Bressane
- Stalyn Paniago Pereira
A lista final dos habilitados será divulgada nos próximos dias pela OAB-MT. Até lá, os bastidores da advocacia acompanham de perto os movimentos das candidaturas, que disputarão uma das cadeiras mais cobiçadas do Judiciário estadual.