Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

SUPOSTA TRAMA GOLPISTA

Fagundes classifica julgamento de Bolsonaro como “espetáculo político” e destaca repercussão internacional

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px
O senador Wellington Fagundes (PL-MT) afirmou, em publicações nas redes sociais, que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) se transformou em um “espetáculo político com repercussão internacional”. Para o parlamentar, a condução do processo representa um desrespeito não apenas a Bolsonaro, mas também aos milhões de brasileiros que o elegeram.

O julgamento entrou em fase final nesta semana e é considerado inédito: pela primeira vez desde a redemocratização, um ex-presidente da República é julgado diretamente por uma turma do STF, sem passar pela primeira instância. A Primeira Turma da Corte, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, deve iniciar a votação entre os dias 9 e 12 de setembro.

Nesta quarta-feira (3/9), o senador discursou em Plenário, afirmando que estamos vivendo um momento que ninguém imaginava no Brasil. “O julgamento da maior liderança política de direita do país é um desrespeito com milhões de brasileiros que escolheram esse líder nas urnas. Não estão julgando só um homem, mas o voto de todos que acreditaram nele”, declarou.

Fagundes também criticou a atuação do relator, ministro Alexandre de Moraes. “Ao invés de falar do processo, fez um discurso político. Falou de economia como se fosse ministro da Fazenda, falou da relação entre os Poderes como se fosse comentarista, e ainda chamou parlamentares que defendem a pacificação do país de omissos e covardes. Me digam: isso é postura de juiz ou de alguém que quer posar de xerife do Brasil?”, afirmou.

O processo contra Bolsonaro envolve acusações de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O ex-presidente cumpre prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica e restrições de comunicação. Sua defesa pediu absolvição, alegando falta de provas e excesso de documentos, que somam mais de 70 terabytes.

A imprensa estrangeira também repercute o caso. Para o senador, essa atenção internacional reforça o caráter político do julgamento. Ele citou reportagens do The Guardian, que apontou tentativa de “reescrever a democracia brasileira”, e do New York Times, que destacou o uso da tornozeleira eletrônica e as declarações do relator Alexandre de Moraes sobre influência externa nos assuntos do Brasil. “Isso não é Justiça, isso é espetáculo”, concluiu.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação