Simulado surpresa: concessionária investe em simulações de emergência para garantir agilidade em casos reais

Com o período de chuvas se aproximando a concessionária de energia elétrica de Mato Grosso realizou entre os meses de junho e agosto de 2025, simulações de contingência para se preparar para atuar em situações climáticas mais severas. São réplicas de situações reais de emergência, onde o colaborador é acionado para atender uma demanda, ou ocorrência emergencial, sem saber que não é realidade.
Mais de 250 colaboradores foram envolvidos nas ações, em quatro regionais da concessionária no estado. Profissionais de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Barra do Garças foram acionados para atendimento. A simulação envolveu situações críticas como quedas de poste por vendaval, previsão de chuva intensa, danos em subestações, mobilização de equipes no estado, entre outras ações.
Para o coordenador do Centro Operação Integral da Energisa MT, Murilo Castilho, é através desse exercício que a empresa consegue garantir o alinhamento de todos os processos de forma prévia, “nossas equipes já são treinadas para atendimentos em diversas situações, garantindo o restabelecimento do fornecimento de energia o mais rápido possível com segurança e eficiência. Mas essa simulação é importante para reforçar as ações e alinhar procedimentos”.
Murilo também explica que um dos pilares centrais da ação é a segurança, da equipe e da população. “Pra nós, a vida está em primeiro lugar, e com esses dados em mãos podemos certificar as medidas de segurança operacional e as estratégias para setembro e outubro, que são os meses tipicamente mais críticos do ano por conta das ocorrências climáticas”.
A Energisa irá realizar um Workshop sobre o Plano de Contingência da concessionária a fim de apresentar aos agentes públicos as tratativas e estratégias da empresa em situações de crise, garantindo uma comunicação efetiva e transparente em prol da atuação conjunta para o atendimento dos mato-grossenses.