OCUPAÇÃO DE CALÇADAS
Abílio ameaça ambulantes que descumprirem acordo: “terão mercadorias apreendidas”
Thalyta Amaral
O problema dos ambulantes no Centro de Cuiabá parece estar longe de acabar. Isso porque, segundo o prefeito Abílio Brunini (PL), os profissionais não estão cumprindo o acordo firmado com a Prefeitura e têm ocupado as calçadas. “Essas pessoas estão cientes. Terão a mercadoria apreendida se elas continuarem a ocupar as calçadas”, afirmou o gestor.
Cerca de 120 ambulantes foram retirados das calçadas da Rua 12 de Junho no mês de maio por estarem atrapalhando a passagem de pedestres. Em junho, eles foram realocados para a Travessa Desembargador Lobo, próxima à Praça Ipiranga. No entanto, o acordo para que essa via seja transformada em um calçadão para os comerciantes exige que as calçadas do Centro não sejam ocupadas.
“A gente fez uma proposta para os ambulantes e aquele local seria transformado em calçadão, com cobertura e tudo mais, caso eles respeitassem o espaço da calçada. Não temos visto isso acontecer. Então eu peço aos próprios ambulantes, que se querem permanecer no local, que cobrem os demais ambulantes que não desrespeitem o acordo feito”, disse Abílio à imprensa.
O prefeito enfatizou ainda que quem não obedecer ao acordo sofrerá sanções da Prefeitura. “Se for desafiar a Juliana Palhares e a Secretaria de Ordem Pública, terá todo o rigor da aplicação, pois o acordo foi feito (…) Uma coisa é a gente ser amigo, buscar ajudar, não tirar mercadoria de ninguém. Outra coisa é a gente ser passivo e assistir os caras desrespeitarem um acordo que foi feito com o município”.
“Nós não vamos aceitar o desrespeito. Todos que colocarem mercadoria na calçada, todos que desafiarem o acordo feito para aquele local, terão os produtos apreendidos”, reforçou Brunini.