TENTATIVA DE GOLPE
Presidente do PL em MT sai em defesa de Bolsonaro: “Vai provar que não houve participação”
Thalyta Amaral

O presidente do Partido Liberal (PL) em Mato Grosso, Ananias Filho, demonstrou confiança na absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, o processo deverá provar a inocência de Bolsonaro. “O Bolsonaro vai provar, dentro do que está fundamentado, que não houve participação”, afirmou.
O julgamento do ex-presidente e de outros sete réus começou na terça-feira (2). Eles respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Segundo Ananias, ele acompanha o julgamento com tristeza. “Quando a gente vê que o nosso líder maior está sendo levado ao banco dos réus como foi”.
Ele argumentou ainda que não há provas de participação do ex-presidente em tentativa de golpe. “Se você pegar tudo o que foi desenhado e foi mostrado no processo, você não vê a ação efetiva do presidente Bolsonaro em uma tentativa de golpe, porque está julgando uma tentativa de golpe”, disse à imprensa.
Ananias também criticou a condução do julgamento, que, segundo ele, já teria um resultado definido antes mesmo de começar. “Tem que haver isonomia e tranquilidade, sem querer apontar dedos, principalmente antes de encerrar o processo, o devido processo legal. O Bolsonaro, pelas falas e pela forma como tudo foi conduzido, já está condenado desde o início dos procedimentos processuais”.
Por fim, defendeu imparcialidade do Judiciário. “A gente acredita no Judiciário, mas é preciso buscar cada vez mais a sua isenção. O Judiciário não pode fazer ativismo nem de um lado nem de outro. Ele tem que atuar dentro dos procedimentos legais”.