Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

AÇÃO CONTOU COM APOIO DA POLÍCIA DO PR

Preso em MT líder de quadrilha que aplicou mais de 60 golpes com anúncios falsos na internet

Da Redação

0
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, prestou apoio, nesta sexta-feira (12), à Polícia Civil de Santa Catarina, em uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes pela internet.

A operação, deflagrada pela Delegacia de Combate a Estelionatos do Departamento de Investigações Criminais da Capital (DCE/DIC) de Santa Catarina, contou também com apoio da Polícia Civil do Pará, e resultou no cumprimento de dois mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão em Rondonópolis (MT) e Canaã dos Carajás (PA).

As investigações tiveram início em janeiro deste ano, após uma vítima de Florianópolis perder R$ 35 mil em um golpe conhecido como “golpe do intermediário”, durante a negociação de uma motoaquática anunciada na plataforma OLX.

Nesse esquema, criminosos clonam anúncios verdadeiros e os republicam com valores abaixo do mercado, passando-se por intermediários entre comprador e vendedor. Eles impedem o contato direto entre as partes e orientam que os pagamentos sejam feitos em contas de terceiros, resultando em prejuízo para o comprador e ausência de recebimento para o vendedor.

As investigações levaram à identificação do principal articulador das fraudes, que contava com o auxílio da própria filha. Juntos, eles criaram perfis falsos e publicaram pelo menos 64 anúncios fraudulentos envolvendo máquinas agrícolas, veículos e motos aquáticas, vitimando pessoas em diversos estados do país.

O homem, de 55 anos, foi localizado no bairro Jardim Iguaçu II, em Rondonópolis, e preso pela Derf em cumprimento a mandado expedido pela Vara Regional de Garantias da Comarca da Capital (TJSC). Ele é apontado como uma das lideranças de uma facção criminosa atuante na região.

A filha foi capturada em Canaã dos Carajás (PA), onde trabalhava como estagiária no fórum da comarca. Uma terceira investigada não foi encontrada e é considerada foragida. Também foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Rondonópolis. Os presos responderão pelos crimes de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

“A operação reforça a integração entre as Polícias Civis de Santa Catarina, Mato Grosso e Pará no enfrentamento a crimes virtuais que causam prejuízos a vítimas em todo o território nacional”, disse o delegado Santiago Rozendo Sanches e Silva, da Derf Rondonópolis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação