ESTAVA DESAPARECIDO
Mato-grossense voluntário morre em combate na linha de frente da Guerra da Ucrânia
Thalyta Amaral

O mato-grossense Jackson Aurélio Lourenço do Rosário faleceu na última semana, vítima da guerra entre Ucrânia e Rússia. Jackson atuava na defesa da Ucrânia.
Ele era combatente voluntário em missões consideradas de alto risco e estava na linha de frente em Donetsk, uma das regiões mais violentas do conflito, quando desapareceu há cerca de um mês.
Segundo o site Metrópoles, nos primeiros dias em Donetsk, Jackson manteve contato frequente, mas depois deixou de responder às mensagens enviadas pelos colegas. Dias após o desaparecimento, a região onde ele estava foi bombardeada pelos russos.
A morte foi confirmada no último sábado (13). O Itamaraty informou que acompanha o caso e mantém contato com autoridades estrangeiras para apoiar os trâmites junto à família.
A Prefeitura de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), cidade onde Jackson nasceu, divulgou uma nota de pesar pela morte precoce. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, compartilhando a imensa tristeza por sua partida precoce. O exemplo de Jackson permanecerá na memória de nossa cidade como símbolo de coragem, desprendimento e amor à liberdade”.