NÃO MUDA NADA
Mendes agradece apoio de Bolsonaro ao Senado, mas reafirma foco segue na gestão até 2026
Kamila Araújo

O governador Mauro Mendes (União Brasil), afirmou nesta segunda-feira (16) que recebeu com “alegria” a manifestação de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à sua eventual candidatura ao Senado Federal em 2026. No entanto, ele ressaltou que o gesto não altera seu foco na administração estadual e nem antecipa qualquer decisão sobre entrar ou não na disputa.
“Recebo com alegria qualquer manifestação positiva em relação a mim ou ao governo. Entretanto, isso não muda as minhas convicções. É tempo de trabalhar, é tempo de plantar e devolver à população a confiança que me foi dada para governar até 2026”, declarou Mendes.
O governador reafirmou que não pretende discutir o processo eleitoral neste momento, reforçando que sua prioridade é concluir o mandato com entregas e responsabilidade fiscal.
“Vou trabalhar até 2026 priorizando as ações de governo e não o processo eleitoral de 2026”, completou.
Nesta segunda-feira (15), o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, admitiu que Bolsonaro já declarou apoio a Mauro Mendes e ao deputado federal José Medeiros (PL) como os dois nomes prioritários da direita para a disputa ao Senado em Mato Grosso.
Por outro lado, frisou que tem enfrentado um impasse quanto ao MDB. Isso, porque o senador Wellington Fagundes (PL), que articula sua própria candidatura ao governo estadual, tem pressionado a legenda a incluir a deputada Janaina Riva (MDB) — sua nora — como um dos nomes da chapa majoritária.
Segundo Valdemar, pesquisas internas do PL mostram que Janaina tem desempenho expressivo, o que fortalece a posição do grupo liderado por Fagundes e reaquece os debates sobre uma possível aliança com o MDB em 2026 — proposta que enfrenta resistência entre lideranças bolsonaristas locais.