CENÁRIO 2026
Mauro e Medeiros terão apoio do PL, diz Valdemar, que admite “problemaço” com o MDB
Patrícia Neves
Em entrevista à Rádio Jovem Pan, na noite de segunda-feira (15), o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, afirmou que o partido já definiu os nomes para a disputa ao Senado nas eleições de 2026. Segundo ele, até mesmo os suplentes já estão praticamente escolhidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Valdemar destacou o papel do ex-presidente Jair Bolsonaro na articulação política do partido. “Já estamos onde estamos porque o Bolsonaro colocou [os candidatos] com o prestígio dele”, afirmou.
Os nomes cotados são os do governador Mauro Mendes (União Brasil) e do deputado federal José Medeiros (PL). No entanto, Valdemar reconheceu que há impasses a serem resolvidos antes do anúncio oficial da chapa.
O presidente do PL também falou sobre a disputa ao governo de Mato Grosso. Segundo ele, o “candidato natural” seria o senador Wellington Fagundes (PL), mas existem divergências internas. “O Mauro quer o apoio para o governo, e nós temos um problema com o pessoal do Wellington, temos um problemço porque a nora dele, a deputada Janaina Riva (MDB) está muito bem nas pesquisas para o Senado”, disse, referindo-se a uma possível pré-candidatura dela ao Senado.
Nesta semana, um dos principais oponentes a qualquer aliança com o MDB trata-se do prefeito de Cuiabá, o Abílio Brunini (PL), classificou como “particularidade local” a composição entre PL e MDB em São Paulo, e voltou a rejeitar qualquer possibilidade de aliança com o partido para o pleito do próximo ano, em Mato Grosso. “O caso de São Paulo, onde o MDB tinha o Ricardo Nunes , é uma particularidade local. Aqui, no Estado de Mato Grosso, a realidade é outra. E aqui eu não tenho interesse nenhum de estar junto com o MDB”, afirmou o prefeito.