OPERAÇÃO EXTRACTUS
PF apreende Porsche em operação contra lavagem de dinheiro do tráfico em Cuiabá
Muvuca Popular
A Polícia Federal apreendeu um Porsche de luxo durante a deflagração da Operação Extractus II, nesta quinta-feira (18), em Cuiabá. A ação teve como alvo um esquema sofisticado de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas e também resultou no cumprimento de um mandado de prisão preventiva. O suposto líder da organização criminosa está foragido.
De acordo com a investigação, traficantes de diversas regiões do país remetiam quantias milionárias a intermediários já presos preventivamente. Os valores eram repassados a distribuidoras de bebidas investigadas, sob a justificativa de aquisição de grandes volumes de mercadorias.
Na segunda fase da operação, a PF reuniu provas que comprovaram a inexistência de documentação fiscal para os depósitos, a ausência de comprovantes de entrega das bebidas e a constatação de que algumas empresas adquirentes não existiam de fato.
Segundo a Polícia Federal, a apreensão do veículo de luxo tem como objetivo garantir o ressarcimento futuro dos prejuízos causados ao erário. A operação integra a estratégia de descapitalizar financeiramente organizações criminosas e atingir lideranças de alto valor estratégico no tráfico de drogas.