SEM BAIRRISMO
“Não existe bairro de vereador”, afirma líder do prefeito de Cuiabá na Câmara
Thalyta Amaral
O vereador Dilemário Alencar (União), líder do prefeito Abílio Brunini (PL) na Câmara de Cuiabá, defendeu na sessão de quinta-feira (11) que os parlamentares devem legislar para toda a cidade e não apenas para uma região específica. “Não existe bairro de vereador, não existe segmento de vereador, todos têm que lutar igualmente por segmentos e bairros”.
A fala de Dilemário ocorreu após a vereadora Dra. Mara (Podemos) afirmar na tribuna que recebeu denúncias de que uma portaria estaria limitando a atuação dos parlamentares nos bairros, já que, para a realização das festas, seria necessária a autorização do presidente da Associação de Moradores.
“Vereadora Mara, eu fiquei estupefato com essa possibilidade, que não tem a mínima perspectiva de uma portaria nesse sentido. Isso, com certeza, não é verdade. Temos 27 vereadores e vereadoras eleitos por Cuiabá. Nós fomos eleitos por Cuiabá. Um vereador atua mais em um bairro, outro atua mais em outro, mas nós somos eleitos para legislar e defender a população de Cuiabá de ponta a ponta”, argumentou.
“Imagina, eu vou fazer uma portaria para que no bairro X só quem pode atuar é determinado vereador. Não existe isso, é inconstitucional, é ilegal. Se você ler as atribuições do vereador, o que prevê a Constituição Federal, você vê que qualquer medida do vereador de agir na sua circunscrição é totalmente inconstitucional”, disse o vereador.
Dilemário ainda garantiu à Mara seu direito de atuação em qualquer região da cidade. “Pode ter certeza, vereadora, que a senhora pode atuar em qualquer bairro da cidade de Cuiabá. A senhora tem essa prerrogativa constitucional”.