Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

PRIMEIROS SOCORROS

Engasgo: aprenda o que fazer para socorrer uma vítima; veja vídeo

Thalyta Amaral

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Em 5 de setembro, uma mulher morreu em Cuiabá vítima de um acidente doméstico: ela se engasgou com um pedaço de pão e, apesar dos esforços da família, não resistiu. Nesses casos de emergência, é fundamental saber como agir para socorrer a vítima e evitar uma tragédia. A primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros, Beatriz Oliveira Castelli de Albuquerque, ensina como prestar os primeiros socorros em caso de engasgo.

O engasgo acontece quando algo obstrui as vias aéreas, podendo ser um alimento, um objeto ou até mesmo líquidos. Nessas situações, é necessário agir com rapidez para evitar complicações.

“O sinal clássico do engasgo é colocar as mãos no pescoço. Então, a vítima, quando se engasga, coloca as mãos no pescoço (…). Os próximos sinais são a cianose [coloração arroxeada] da boca e das pontas dos dedos”, explica a bombeira.

Ao identificar esses sinais, a pessoa deve chamar ajuda especializada e, em seguida, iniciar o socorro. “Primeiro ligue 193, acione a emergência, acione o Corpo de Bombeiros. Segundo, esteja capacitado para fazer a manobra de desengasgo. A manobra de reanimação é muito fácil, muito eficiente e pode salvar a vida da pessoa”.

A execução da Manobra de Heimlich é simples e exige apenas atenção e um pouco de força. “O socorrista vai se posicionar atrás da vítima que está engasgada. Procura a cicatriz umbilical da vítima, posiciona uma das mãos fechadas e vira, fazendo um movimento para dentro e para cima, como se fosse um J”, explica Castelli.

Esse movimento deve ser repetido várias vezes até que ocorra o desengasgo. A manobra permite a desobstrução das vias aéreas e dá tempo para a chegada do socorro, já que o engasgo pode trazer complicações graves, como parada cardiorrespiratória, sendo necessário atendimento especializado.

O procedimento é indicado para adultos, mas bebês e crianças pequenas exigem técnicas diferentes. “Coloca o bebê no antebraço, abaixa um pouco a cabeça inclinando 45º e aí nós vamos fazer cinco compressões torácicas na linha intermamilar, sobre o osso esterno, por cinco vezes. Aí nós vamos fazer a virada desse bebê, sempre deixando o nariz e a boca descobertos, e, na mesma inclinação, nós vamos dar cinco tapas espalmados na direção do solo, entre as escápulas do bebê”.

“Feito isso, pode ser realizada uma inspeção visual da boca e do nariz da criança. Caso seja verificado o objeto e seja possível alcançá-lo, ele pode ser retirado. O que a gente nunca pode fazer é colocar a mão na boca da criança sem visualizar esse objeto, porque isso pode empurrá-lo para um local de ainda mais difícil acesso”, enfatiza a primeiro-tenente.

Nos casos em que a vítima está sozinha, também é possível adaptar a Manobra de Heimlich para se desengasgar. “Você vai procurar uma superfície um pouco mais alta na sua casa. Pode ser uma bancada, uma cadeira ou até uma mesa mais alta, e vai tentar reproduzir a manobra com esse objeto, fazendo pressão no abdômen para facilitar o desengasgo”.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação