Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

PARCERIA

Em Alto Garças, Agrosolidário enriquece receitas que nutrem e encantam crianças

Da Redação

0

Desde 2014, o Centro Juvenil Padre Agostini (Cejupa) de Alto Garças caminha junto com o programa Agrosolidário da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT). Através da parceria, a instituição atende centenas de pessoas e inova em receitas com a bebida de soja fornecida pela entidade, transformando-o em símbolo de criatividade, acolhimento e transformação social.

A iniciativa beneficia cerca de 130 crianças e adolescentes, que participam de oficinas de música, esportes, artes, reforço escolar e espiritualidade. A alimentação, por sua vez, é parte fundamental do processo de desenvolvimento. O suplemento de soja é utilizado no dia a dia como parte da alimentação regular dos alunos e também é distribuído aos pais para que possa ser consumido pela família. Segundo o presidente do Cejupa, Danilo Siqueira, os benefícios são nítidos. “A bebida de soja é muito importante, pois além de usar aqui, a gente destina uma parte desse suplemento para ajudar na casa e na alimentação das famílias. Até pessoas enfermas gostam de tomar para melhorar a imunidade e as crianças ficam transformadas de alegria, de disponibilidade, ativas para fazer qualquer tipo de tarefa”, explica.

Conforme a coordenadora do Cejupa, irmã Venilza Neckel, a Aprosoja MT é uma grande aliada. “O Agrosolidário para nós, é força, coragem também para as crianças e é alegria. É um modo de ajudar na alimentação saudável, por isso agradecemos muito pelo que o programa faz”, enfatiza.

A responsável pela cozinha da instituição, Maria Assunta Duarte, acrescenta que a soja é inserida de maneiras variadas e fortalece as crianças em suas rotinas. Para aproveitar os diferentes sabores da bebida de soja, desenvolveram uma série de receitas criativas e saborosas que vão desde batidas com frutas e bolos, à brigadeiro e bolinhos de chuva. “Ela tem várias vitaminas, então para as crianças e pessoas idosas é muito bom, elas se sentem muito bem tomando essas batidinhas. Agora estou aprendendo a fazer bolinho de carne, fazer bolo, fazer essas coisinhas para eles comerem. Nós já fizemos até bolachinha e agora pretendemos colocar também na receita do pão”, conta.

Além da nutrição, a introdução do suplemento de soja no cotidiano das crianças vem acompanhada de aprendizado e descoberta. Ele também é ingrediente principal para o preparo de bolachinhas, cupcakes, picolés e até para farofa e bolinho de carne, dois dos pratos preferidos da aluna Ana Clara Barbosa Loebens, de 10 anos. “Das refeições que ela fez, a que mais gostei foi da bolinha de carne e da farofa. Eu não imaginava que tinha bebida de soja dentro, achava que era uma farofa comum, mas é uma delícia. Acho muito bom porque elas gostam de inventar uma coisa nova, adoro muito isso e me sinto mais forte, porque além de ser saudável, a soja faz bem para a pele e acho que ela nos deixa mais ativas”, relata.

O Agrosolidário, da Aprosoja Mato Grosso, se mostra uma aliança duradoura entre o campo e a comunidade, entre o alimento e o fortalecimento nutricional. Em Alto Garças essa parceria é uma ponte entre o compromisso dos produtores rurais e a esperança de um futuro para centenas de jovens. Ao transformar a bebida de soja em receitas que nutrem o corpo e encantam o paladar, o Cejupa mostra que solidariedade também se faz com criatividade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação