CUIDADO REDOBRADO
Saúde de Várzea Grande orienta população sobre nova variante da covid-19
Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande orienta a população sobre a circulação de uma nova variante da covid-19, identificada como XFG, em municípios do estado, incluindo Várzea Grande, Cuiabá, Primavera do Leste e Querência.
A coleta de amostras ocorreu entre os dias 20 de agosto e 2 de setembro de 2025. Essa pesquisa foi feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT).
De acordo com notificações do sistema e-SUS e o Indica-SUS, houve aumento de casos suspeitos e notificados de covid-19 em 2025. O maior número foi registrado na 29ª Semana Epidemiológica, ou seja, de 13 a 19/07 desse ano, com 298 casos notificados. Já na 38ª Semana Epidemiológica, de 14 a 20/09, até o momento, foram notificados 116 casos.
Entre os mais recentes casos positivados de covid-19, as pessoas relatam ‘sintomas mais fortes’, como se estivessem pegando a doença pela primeira vez. Chamam à atenção sintomas como: tosse forte e persistente, comprometimento pulmonar trazendo falta de ar e fraqueza, febre e rouquidão por vários dias.
SINTOMAS – De acordo com o monitoramento realizado, os principais sintomas identificados são:
- Tosse persistente e intensa
- Mal-estar generalizado no corpo
- Dores musculares
- Febre e cansaço
- Dificuldade para dormir
- Rouquidão
- Em alguns casos, comprometimento pulmonar e renal
Recomendações da vigilância
A gerente de Vigilância Epidemiologica de Várzea Grande, Alessandra Carreira, explica que não há motivos para pânico e reforça que a principal medida de proteção continua sendo a imunização. “Orientamos que a população mantenha o esquema vacinal atualizado. Os imunizantes contra a covid-19 estão disponíveis em todas as unidades de saúde do Município. Além disso, é fundamental manter os devidos cuidados de prevenção para evitar a propagação do vírus”, destacou.
Alessandra ressalta ainda que o Município dispõe de vacinas para adolescentes a partir de 12 anos e adultos, em todas as unidades de saúde e aqueles não tenham tomado nenhuma dose até agora, podem procurar uma unidade de saúde mais próxima.
Entre as medidas recomendadas estão:
- Manter a vacinação em dia, incluindo as doses de reforço;
- Usar máscaras em ambientes fechados e locais com aglomeração;
- Higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel;
- Evitar contato com pessoas sintomáticas;
- Procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas persistentes, dificuldade para respirar ou piora do estado geral.
Vacinação infantil
Crianças de 6 meses a menores de 12 anos têm acesso às doses nas unidade de saúde do Município. Confira os dias da semana e os locais:
- Segunda-feira: USF Nossa Senhora da Guia e USF 24 de Dezembro
- Terça-feira: USF Parque do Lago
- Quarta-feira: USF Marajoara
- Quinta-feira: USF Cristo Rei e USF São Mateus
- Sexta-feira: USF Jardim Glória
Atenção redobrada
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande garante que todas as unidades de saúde estão preparadas para atender a população, orientar sobre o isolamento e oferecer acompanhamento médico adequado.