CPI DA CS MOBI
Após entrega de pilhas de documentos por Abilio, Ranalli promete celeridade e relatório até outubro
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades na Parceria Público-Privada (PPP) com o consórcio CS Mobi, vereador Rafael Ranalli (PL), afirmou que os documentos entregues pelo prefeito Abilio Brunini serão analisados e, se pertinente, inseridos no relatório final da comissão. A expectativa, segundo ele, é concluir os trabalhos até o dia 9 ou 10 de outubro.
“A gente não quer estender essa CPI com ‘volume 2’ ou segundo capítulo. Vamos correr o máximo possível para condensar as denúncias e essas supostas conduções feitas no início do projeto, e tentar inserir já no nosso relatório”, declarou Ranalli.
Durante a reunião na quarta-feira (24), Abilio levou caixas com documentos que, segundo ele, indicam possível direcionamento no processo licitatório da PPP firmada em 2022, ainda na gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro. O contrato prevê a concessão do estacionamento rotativo e a revitalização do Mercado Municipal Miguel Sutil por 30 anos, o que vem sendo alvo de críticas da atual gestão.
Ranalli considerou a presença do prefeito como um gesto esperado, mas valorizou o impacto do momento.“Foi natural. Já imaginava ele chegando com as caixinhas de documentos. Fico feliz porque essa CPI tem sido bastante vista, comentada. A participação está positiva e surgiram fatos novos que o prefeito trouxe, e que agora vamos apurar”, disse.
Tensão e celular retido durante sessão
A sessão foi marcada por um momento de tensão quando um servidor da CS Mobi teve o celular retido temporariamente por Ranalli, sob alegação de uso indevido durante o depoimento. A situação gerou reação de vereadores, como Dilemário Alencar (Podemos), que alegou que a medida foi indevida.
“Na verdade, não foi uma apreensão, foi uma retenção momentânea. Ele estava como testemunha, respondendo perguntas, e usando o celular, o que pode gerar interferência externa. Depois foi esclarecido e o aparelho foi devolvido normalmente”, explicou o presidente da CPI.
O prefeito, ao apresentar os documentos, criticou a CPI por suposta lentidão. Ranalli reagiu com naturalidade às críticas e afirmou que já conhece o perfil direto de Abilio Brunini:
“Ele tem esse jeito dele, já absorvi isso. Mas, inclusive, ele mesmo já valorizou algumas das descobertas da CPI. Esses novos fatos serão apurados com seriedade. O trabalho da comissão está sendo feito com responsabilidade”, concluiu.