CRIME ORGANIZADO
Estado apreende cerca de 60 drones que tentavam entrar em penitenciárias em 2025
Da Redação
A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) apreendeu, em 2025, cerca de 60 drones que tentavam fazer “entregas” em penitenciárias de Mato Grosso. A maioria deles foi localizada na Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, mais conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá).
A última apreensão foi realizada justamente na penitenciária da Mata Grande, na sexta-feira (26). No drone foram encontrados dois celulares, uma bateria de celular, um carregador, fones de ouvido e uma carteira de cigarros.
A equipe de policiais penais que estava de plantão visualizou um drone, equipado com uma linha de mais de 300 metros de extensão, que sobrevoava a unidade prisional para deixar o material aos presos.
A direção da penitenciária informou que tem reforçado as medidas de vigilância e monitoramento do espaço aéreo da unidade, a fim de coibir ocorrências desse tipo.
“Temos reforçado dia a dia as normas de segurança, contando com a atuação de policiais penais para a identificação e abatimento de drones não autorizados. E a atuação firme, diligente e comprometida de toda a equipe reforça a importância do trabalho desempenhado na preservação da ordem, da segurança pública dentro da unidade e que se reflete também fora dos muros”, afirmou o diretor Ailton Ferreira.
De acordo com a Sejus, o uso de drones para transportar drogas, celulares e outros objetos ilícitos para dentro das penitenciárias tem se tornado uma prática cada vez mais comum em vários estados brasileiros. Em Mato Grosso, além da Mata Grande, já houve registros de ocorrências semelhantes em unidades prisionais da capital e de cidades do interior.
O Estado também tem investido em tecnologias de bloqueio de sinal de celular, sistemas de detecção de drones e capacitação de agentes para interceptar essas ações criminosas. O objetivo é reduzir a comunicação ilegal entre facções criminosas dentro e fora dos presídios e evitar que a entrada desses materiais facilite a prática de crimes organizados.