ALTO CUSTO
Mendes afirma que seriam necessários 700 delegados para delegacias 24h para mulheres e defende canais virtuais
Com 40 casos de feminicidios registrados em Mato Grosso neste ano, o governador Mauro Mendes (União Brasil) comentou nesta semana a falta de delegacias especializadas no atendimento à mulher com funcionamento 24 horas em cidades como Várzea Grande, segunda maior do estado. Segundo ele, manter uma estrutura desse porte em todos os municípios de Mato Grosso é inviável do ponto de vista orçamentário.
“Estamos em um estado muito grande. Se fôssemos instalar uma delegacia especializada com funcionamento 24 horas em cada cidade, precisaríamos contratar cerca de 700 delegados. Imagine o custo disso para a sociedade”, afirmou o governador.
Mauro defendeu que o debate sobre políticas públicas deve ser feito com responsabilidade e razoabilidade. “Uma coisa é falar o que se quer, mas tudo tem um custo. E nós já estamos fazendo muitos investimentos na segurança pública, com o princípio de entender que as demandas são muito amplas”, reforçou.
Para ele, a tecnologia pode suprir parte dessa demanda. “Por isso existe a delegacia virtual. A mulher pode registrar a ocorrência online. Também temos outros canais de denúncia que podem ser acionados e, a partir disso, uma equipe da Patrulha Maria da Penha pode se deslocar até o local imediatamente”, explicou.
O governador também participou do lançamento de um novo protocolo de enfrentamento à violência contra a mulher e avaliou a iniciativa como mais um passo importante na luta contra esse tipo de crime. “Estamos juntos com o Ministério Público, o Judiciário e outras instituições. Cada ação que a gente faz vale a pena. Se pudermos evitar uma violência, salvar uma mulher, já vale o investimento”, concluiu.