MAIOR DO BRASIL
MT registra nova alta na previsão do PIB de 2025 e permanece líder em crescimento econômico do país
Da Redação
A projeção do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso foi revista e deve registrar um avanço de 6,6% em 2025, segundo o relatório Resenha Regional de setembro, elaborado pelo Banco do Brasil. O Estado continua na posição de liderança em crescimento econômico no país.
A projeção de setembro representa uma leve alta em relação ao mês anterior, quando a estimativa era de 6,4%. O desempenho projetado é fortemente influenciado pelo setor agropecuário, que deve crescer 15,5% em 2025.
O relatório destacou a força econômica do Centro-Oeste e o papel de liderança de Mato Grosso no cenário nacional.
“Mais uma vez, o Centro-Oeste desponta como a região de maior tração econômica. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul seguem liderando, impulsionados pelo agronegócio, que alimenta efeitos em toda a cadeia produtiva”, afirmaram os analistas do Banco do Brasil no relatório.
Após Mato Grosso, as maiores estimativas dos PIBs são dos estados de Rondônia (5,6%), Mato Grosso do Sul (5%) e Tocantins (4,9%).
A indústria mato-grossense também se destaca, com previsão de expansão de 6,7%, o maior crescimento entre todos os Estados brasileiros. Já o setor de serviços deve avançar 3,8% no próximo ano, confirmando a expansão equilibrada entre os principais segmentos econômicos do Estado.
A projeção de crescimento do PIB nacional para 2025 é de 2,2%. O dado evidencia que Mato Grosso deve avançar em ritmo significativamente superior à média brasileira e consolidar sua posição de liderança.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o desempenho previsto para 2025 evidencia a solidez da economia mato-grossense e consolida o Estado como referência de crescimento para o país.
“Mato Grosso segue mostrando que é um motor da economia brasileira. Esses resultados refletem não apenas a força econômica, mas também a confiança de que estamos no caminho certo para garantir um futuro de desenvolvimento e oportunidades para todos”, avaliou.