Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

SÓ VALERÁ EM 2030

“O estado de MT vai sair prejudicado”, diz Dilmar sobre STF barrar aumento de vagas na Câmara

Thalyta Amaral

0

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) se juntou aos colegas e criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu o aumento do número de deputados federais para as eleições de 2026. “O estado de Mato Grosso vai sair prejudicado”.

Em junho de 2025, o Congresso aprovou um projeto de lei complementar que ampliava de 513 para 531 o número de deputados federais. Com a mudança, Mato Grosso teria direito a mais duas cadeiras na Câmara.

No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou a proposta, que retornou ao Congresso para análise. A expectativa é de que o veto seja derrubado. Porém, devido ao tempo necessário para a conclusão desse trâmite, o STF entendeu que, para garantir segurança jurídica, as alterações só poderão passar a valer a partir de 2030.

A decisão gerou críticas de parlamentares em níveis estadual e federal, já que o aumento no número de vagas na Câmara dos Deputados impactaria diretamente também nas composições das Assembleias Legislativas.

“O próprio Supremo Tribunal Federal pediu para que o Congresso Nacional votasse uma lei no aumento ou na redistribuição das vagas de deputados federais. Aí a Câmara Federal achou por bem, em vez de distribuir os 513, aumentar o número para não ter perda de algum dos estados brasileiros”, explicou o deputado estadual.

“O próprio presidente da República vetou a derrubada do veto. O Supremo Tribunal Federal deveria então cumprir a Constituição brasileira e fazer a readequação dos deputados federais. Nós vamos sair prejudicados”, enfatizou Dilmar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação