EM PRIMAVERA DO LESTE
Policial aposentado que fazia segurança de lobista é preso durante operação
Thalyta Amaral
Atualizada às 13h41 – O policial militar aposentado Dejair Silvestre dos Santos foi preso na manhã desta sexta-feira (3) na casa do lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, em Primavera do Leste (231 km ao sul de Cuiabá), por obstrução de Justiça durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão.
A ação da Polícia Federal integra uma nova fase da Operação Sisamnes, investigação que apura um esquema de venda de sentenças judiciais em Mato Grosso, Goiás e Pará, com indícios de que decisões também teriam sido influenciadas no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
De acordo com informações preliminares, o sargento da PM aposentado detido em Primavera do Leste foi conduzido para a sede da Polícia Federal em Cuiabá, onde deve prestar depoimento ainda nesta sexta-feira.
A determinação partiu do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso. Segundo as investigações, Andreson Gonçalves atuava como elo entre advogados, lobistas e integrantes do Judiciário, sendo peça-chave para intermediar negociações ilícitas e a suposta compra de decisões favoráveis.
Essa não é a primeira vez que o nome de Andreson aparece em operações policiais. Ele já havia sido alvo de mandados anteriores no âmbito da Sisamnes, que vem desarticulando uma rede de corrupção e tráfico de influência no sistema de Justiça brasileiro.
Outro lado
O advogado de Dejair, Lucas Curvo, informou por meio de nota que ainda não teve acesso integral às circunstâncias da prisão e que lamenta a prisão do militar. “O sargento está comprometido em colaborar com a Justiça e esclarecer todos os fatos que se fizerem necessários”, diz o documento.