SÓ COM MUITA PACIÊNCIA ...
Obras simultâneas travam avenidas de Cuiabá e expõem falta de comunicação prévia
A capital mato-grossense vive um período de intensas transformações na mobilidade urbana com a execução de obras simultâneas em importantes vias de circulação. Intervenções estão em andamento nas avenidas Miguel Sutil, Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) e, neste sábado (5), a partir das 13h, também haverá interdição de pista na Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha), para execução de obras da concessionária Águas Cuiabá.
Se, por um lado, a expectativa é de que a população ganhe com mais modernidade, fluidez no trânsito e economia de tempo ao final das intervenções, por outro, o presente tem sido marcado por reclamações de motoristas e pedestres. O principal motivo é a falta de comunicação clara e antecipada sobre as interdições, o que obriga condutores a fazerem verdadeiras manobras improvisadas para conseguir chegar ao destino.
Com os bloqueios e desvios sendo comunicados em cima da hora ou sem alternativas bem sinalizadas, o impacto é sentido principalmente por quem depende de cumprir horários.
Nesta semana, o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Padeiro, admitiu os transtornos, mas defendeu as obras. “Não há como fazer obras monstruosas e que exigem coragem sem incomodar. É um processo necessário”, declarou.
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, também se manifestou e chegou a sugerir ao Governo do Estado a adoção de sistemas de horários alternativos de trabalho, como forma de aliviar o impacto no deslocamento da população durante os períodos de interdição. Segundo ele, o Município deve implantar essa medida, inicialmente, com os servidores da Prefeitura, principalmente durante a fase crítica das obras do BRT na região central, próximas ao Palácio Alencastro.
Enquanto isso, a recomendação aos condutores é redobrar a atenção ao transitar pelas vias afetadas e ‘planejar’ rotas alternativas.