Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

REFORÇO

Defensoria reforça quadro com mais quatro servidores e fortalece ações no interior

0

A  Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) conta com quatro  novos servidores aprovados no II Concurso de Servidores da Instituição. Três empossados serão lotados em cidades do interior do estado.

“Os novos servidores vão dar um reforço significativo para os nossos Núcleos no interior. Somente nesta gestão já conseguimos dar posse para 52 novos servidores. No total de servidores da Defensoria Pública, um terço que nós temos hoje em exercício foram nomeados e tomaram posse dentro da nossa gestão. Isso nos deixa extremamente felizes, pois este é nosso objetivo, fortalecer a Defensoria e fortalecer a atividade fim, em especial, atendendo aqueles Núcleos que mais precisam de reforço”, comemora a defensora pública-geral, Luziane Castro.

Foram empossados no cargo de técnico de apoio administrativo: Ananda Natany Zamberla Cosma, lotada em Lucas do Rio Verde; Edmundo Xavier Neto, lotado em Sorriso; Jéssica Hellen Oliveira Umbelino, lotada em Cáceres; e Flávia Abreu Pereira da Silva, lotada em Cuiabá.

Para Edmundo Xavier, a posse é a realização de um sonho. “É a finalização de uma meta. Nós colocamos uma meta lá atrás, colocamos um propósito de estudar, de se dedicar, e a gente se vincula à instituição já quando fazemos a inscrição. A gente começa a estudar, a estudar toda a estrutura, todas as regras, para chegar até esse dia e colocar tudo em prática. O propósito da Defensoria Pública é muito nobre, ela chama a atenção de todo mundo quanto ao cuidado com as pessoas em vulnerabilidade social e eu me sinto incluído enquanto público LGBTQIAPN+, portanto, vai ser muito bom ter a oportunidade de ajudar também esse público”.

“A presença da Defensoria Pública no interior é fundamental. São nessas comarcas menores em que se percebe o maior número de carência, a necessidade do acesso à justiça. Portanto, quando a Defensoria Pública dá posse a novos servidores, isso para nós é um momento de muita alegria, porque sabemos que esse esforço vai ser revertido em favor da população carente”, afirma o segundo subdefensor público-geral, Rogério Borges Freitas.

Com um olhar voltado para a ampliação do acesso à justiça, a atual gestão da Defensoria Pública tem como foco oferecer atendimento às populações mais vulneráveis, especialmente aquelas residentes em municípios e distritos distantes da estrutura de serviços públicos gratuitos. A posse dos novos servidores públicos busca garantir a atuação de forma presencial em todas as regiões. Em janeiro de 2024, pela a Defensoria Pública do Estado alcançou 100% das comarcas de Mato Grosso.

O concurso público da DPEMT foi homologado em outubro de 2023. Ao todo foram 14.036 inscritos para o certame que ofertou 28 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior.

Nova defensora – Quem também tomou posse nesta sexta-feira, foi a nova defensora pública, Gabriela Vargas Cunha. A cerimônia aconteceu durante a 28ª reunião ordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso. Natural de Porto Alegre (RS), Gabriela foi aprovada no sexto concurso para defensores públicos de Mato Grosso, realizado em 2023. Ela é formada em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com pós-graduação em direito penal e criminologia.

“Hoje a Defensoria Pública cresce mais um pouco, dando posse aos novos servidores públicos e a nova Defensora Gabriela. Esse é um compromisso da Administração Superior, que tem empregado todos os esforços para que a instituição tenha capilaridade e sempre revertendo todas essas inovações para a população hipossuficiente do estado do Mato Grosso”, afirma Rogério Borges.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação