AVANÇO
Mendes avalia como “salutar” reunião entre Lula e Trump e destaca importância econômica dos EUA para o Brasil
Kamila Araújo
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), comentou de forma ponderada a recente reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificada como informal, mas politicamente simbólica.
Embora tenha dito desconhecer o teor do encontro, Mendes afirmou que o diálogo entre líderes políticos sempre deve ser visto como algo positivo, sobretudo quando envolve nações com forte vínculo econômico.
“Olha, eu não sei o teor da conversa, mas conversar é sempre bom, é sempre salutar”, afirmou o governador. Para ele, independentemente de posições ideológicas ou alinhamentos políticos, o presidente da República tem o dever institucional de manter canais de diálogo com líderes relevantes do cenário internacional.
Mendes destacou ainda a relevância dos Estados Unidos no cenário global e sua relação direta com o Brasil. “Gostando ou não, os Estados Unidos são a maior economia do planeta. Existe uma interdependência entre as economias globais, e o Brasil é um grande exportador para vários mercados, inclusive o americano”, observou.