ELEIÇÕES
Janaina Riva diz que aliança entre MDB e PL para 2026 ainda é prematura em Mato Grosso
Da Redação
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou, na tarde desta segunda-feira (6), que ainda é cedo para tratar de possíveis alianças entre o MDB e o PL no estado de Mato Grosso, especialmente com vistas às eleições de 2026. A declaração ocorreu em meio às articulações nacionais do presidente do MDB, Baleia Rossi, que tem dialogado com lideranças de partidos de direita, incluindo o PL, legenda que tem como pré-candidato ao governo estadual o senador Wellington Fagundes.
Segundo Janaina, embora o presidente nacional do MDB esteja promovendo encontros com dirigentes de outras siglas – como União Brasil, Republicanos, PSD e o próprio PL – esse alinhamento ainda não se reflete com a mesma força em Mato Grosso.
“A gente não tem tratado disso, sobre alianças agora, porque está muito distante do prazo. O Baleia tem se reunido com outras lideranças da direita, onde o PL faz parte, assim como também faz parte União Brasil, os Republicanos, o próprio PSD e outros partidos, que hoje, em Mato Grosso, não se comunicam com a mesma intensidade. Não tem a mesma relação de construção como tem a nacional”, declarou.
A parlamentar também reforçou que, no momento, o foco do MDB estadual é na organização interna e na formação da própria chapa.
“Não existe pra gente, no MDB, nesse momento, nada que garanta uma coligação com nenhum partido. Primeiro, a gente precisa fazer a nossa lição de casa e é nisso que estamos focados”, completou.
O cenário eleitoral de 2026 em Mato Grosso começa a se desenhar, mas, segundo Janaina, qualquer definição sobre alianças deve acontecer em um momento mais próximo do calendário eleitoral.