APROVADO
Profissionais da enfermagem aprovam paralisação sem data definida em assembleia
Kamila Araújo
Em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (13), os profissionais da enfermagem decidiram acatar a proposta de paralisação, ainda sem data definida. O encontro foi promovido pelo Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado de Mato Grosso (Sinpen-MT), às 17h, com o objetivo de discutir temas centrais para a categoria, entre eles o enquadramento e o cálculo do adicional de insalubridade dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, além da possibilidade de um indicativo de greve.
De acordo com o presidente do Sinpen-MT, Dejamir Soares, a principal pauta debatida foi a proposta de alteração na forma de cálculo do adicional de insalubridade. Atualmente, o benefício é calculado com base no salário bruto dos profissionais, mas a proposta apresentada pela Prefeitura de Cuiabá, sob gestão do prefeito Abílio Brunini, prevê que o cálculo passe a considerar o salário inicial da carreira (letra A1), conforme determina a legislação vigente.
Segundo o sindicato, a medida pode representar uma redução de até 40% na remuneração de parte dos servidores, o que motivou a mobilização e a deliberação pela paralisação. A categoria aguarda uma nova rodada de diálogo com o Executivo municipal antes de definir a data para o início do movimento.