TRANSPORTE COLETIVO
Prefeita de VG se diz insatisfeita com União Transportes e promete nova licitação até 2028
Thalyta Amaral
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou nesta terça-feira (14) que não está satisfeita com o serviço prestado pela União Transportes no município e garantiu que uma nova licitação para o transporte público deve sair do papel até 2028. O impasse entre a empresa e o Poder Público chegou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que intermediou um acordo técnico e financeiro entre as partes.
“Não estou satisfeita com o serviço da União, senão eu não estava sentada aqui [no TCE] para uma mesa técnica resolver as coisas. Mas estou feliz por termos conseguido chegar a um consenso, com uma melhoria em um curto a médio prazo para a população de Várzea Grande”, afirmou a prefeita.
Moretti também falou sobre o processo de modernização do transporte coletivo e o cronograma para a nova concessão. “Eu acho que em 2027, no final, ou 2028, a gente está com concessão nova em circulação (…) O processo licitatório, o plano de mobilidade urbana, há uma previsão de ser concluído em torno de um ano a um ano e meio, pelos orçamentos que a gente está tendo dentro do município. Aí depois do plano eu tenho que fazer a modulação contratual, aí a licitação, então é em torno de dois anos”, explicou.
Na mediação conduzida pelo TCE, ficou acordado o pagamento de R$ 21 milhões que a Prefeitura deve à empresa, a ser quitado em 24 parcelas mensais. Em contrapartida, a União Transportes se comprometeu a renovar a frota com ônibus novos, dotados de ar-condicionado, e a ampliar o número de linhas e horários, buscando reduzir o tempo de espera dos usuários.