DANOS
“Há indícios de metais pesados na água”, diz perito da Politec após operação contra mineração ilegal
Da Redação
“Há indícios de metais pesados na água.” A afirmação é do perito George Araújo, da Politec, após a realização de coletas em rios afetados por atividades ilegais de mineração durante a Operação Rastro de Érebo, deflagrada nesta segunda-feira (20) pela Polícia Civil de Mato Grosso.
A ação teve como alvo cooperativas suspeitas de envolvimento com a extração ilegal de minérios nas regiões de Peixoto de Azevedo e Matupá, no norte do estado. Segundo os investigadores, a atividade clandestina estava sendo conduzida em áreas de preservação permanente (APP), com impactos ambientais já visíveis.
Durante a operação, equipes da Politec estiveram nos locais e constataram danos significativos aos recursos naturais. “Os eventos consistiram na coleta de amostras de água, a constatação de lançamento de metais e outros produtos derivados da mineração. As amostras foram enviadas ao laboratório para averiguação das condições físico-químicas, turbidez e presença de metais pesados. Inicialmente foi possível constatar danos como supressão vegetal na beira do rio, degradação da APP, erosão e dragagem com assoreamento do leito do curso hídrico”, detalhou o perito.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), apura os danos causados e investiga a extensão da rede que estaria operando a extração de ouro sem licença ambiental válida. A ação foi motivada por denúncias de moradores e levantamentos técnicos iniciados em junho deste ano, após o aparecimento de sedimentos nos rios Peixoto e Peixotinho.
Além da coleta de amostras, a operação resultou na apreensão de equipamentos e na suspensão das atividades de cooperativas investigadas. O Judiciário determinou o bloqueio das licenças, além de multas diárias de R$ 10 mil em caso de descumprimento das medidas.
Os laudos periciais, com previsão de conclusão nos próximos dias, serão fundamentais para confirmar o nível de contaminação e subsidiar futuras ações de responsabilização criminal e ambiental.