Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

SOB ALERTA

Hospital Regional descarta suspeita de intoxicação por metanol em Água Boa

Thalyta Amaral

0

O Hospital Regional de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá) descartou que um homem internado na unidade na última quinta-feira (16) tenha sofrido intoxicação por metanol. Apesar de os sintomas serem semelhantes aos causados por essa substância, exames laboratoriais confirmaram se tratar de intoxicação por etanol.

Por meio de nota técnica, o hospital informou que o paciente foi estabilizado e apresentou boa evolução clínica. “(…) não foram obtidos exames laboratoriais ou toxicológicos que confirmassem intoxicação por metanol”, esclareceu a unidade de saúde.

De acordo com o documento, embora ainda fossem necessários exames complementares, o paciente solicitou alta no sábado (18) e retornou para casa, “sendo devidamente esclarecido e orientado quanto à necessidade de acompanhamento médico especializado e realização de novos exames laboratoriais em outro serviço de saúde de referência”.

“Ressaltamos que, até o momento, não há confirmação laboratorial ou clínica de intoxicação por metanol em nenhum paciente atendido nesta unidade hospitalar”, destacou a nota.

Caso suspeito
Nos últimos meses, o país registrou um aumento nos casos de intoxicação por metanol, especialmente em estados do Sudeste e Nordeste, geralmente associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. O metanol é uma substância altamente tóxica, utilizada em solventes, combustíveis e produtos industriais, que pode causar cegueira e até morte se ingerida.

Em Mato Grosso, até o momento, não há registro confirmado de intoxicação por metanol. Em Cuiabá, porém, segue internado um homem de 24 anos, morador de Várzea Grande, com suspeita de contaminação pela substância. O quadro clínico é estável, e ele já recebeu o antídoto específico, mesmo sem a confirmação laboratorial do caso.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) reforça a importância de evitar o consumo de bebidas de procedência duvidosa e alerta que os sintomas de intoxicação por metanol, como náuseas, dor abdominal, tontura, visão turva e confusão mental, podem surgir entre 6 e 24 horas após a ingestão. Em casos suspeitos, o atendimento médico imediato é fundamental.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação