FECHANDO O CERCO
PF e Receita Federal deflagram operação contra contrabando de cigarros eletrônicos
Da Redação
A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, na manhã desta quarta-feira (22), uma operação conjunta de combate ao contrabando e à comercialização ilegal de cigarros eletrônicos, cuja venda é proibida no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Ao todo, são cumpridos 33 mandados judiciais, sendo 28 de busca e apreensão e 5 de prisão preventiva, além do bloqueio de bens e valores pertencentes aos investigados. As ordens judiciais são cumpridas nos municípios mato-grossenses de Mirassol D’Oeste, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Rondonópolis e Várzea Grande, além do estado de São Paulo.
As investigações revelaram a existência de uma rede estruturada de importação, transporte e distribuição de cigarros eletrônicos, operando em diversas regiões do país. Também foram identificados indícios de descaminho de eletrônicos e outras mercadorias, além de uma sofisticada estrutura de lavagem de dinheiro, com uso de criptomoedas, pagamentos em espécie, caixa dois, e sistemas paralelos de movimentação financeira, incluindo boletos bancários e transferências fraudulentas.