Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

ATENÇÃO ELEITOR

Justiça Eleitoral Móvel promove mutirão para biometria na Escola Maria Dimpina

Da Redação

0

A Justiça Eleitoral Móvel (JEM) iniciou nesta quinta-feira (23), às 7h30, o atendimento a eleitores da região da Grande Coxipó, em Cuiabá. A unidade móvel do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está estacionada no pátio da “Escola Cívico-Militar Profª Maria Dimpina Lobo Duarte”, com atendimentos até às 13h. A unidade escolar fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 4.695 (sentido Centro), na entrada do bairro Chácara dos Pinheiros. A ação prossegue até o sábado (25), ao meio-dia.

Com atendimento focado no cadastramento biométrico de eleitores, o ônibus azul, adesivado com a temática da urna eletrônica, relaciona os serviços que são oferecidos: alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via e de guia para recolhimento de multa eleitoral.

A unidade móvel reproduz toda a estrutura de um cartório eleitoral ou posto de atendimento, com conforto e comodidade. Toda a estrutura necessária foi levada para os atendimentos, com servidores e kits biométricos, compostos por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e case para transporte e acomodação dos equipamentos. Os kits são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O chefe do cartório da 55ª Zona Eleitoral, Wilhiano Souza e Silva, explica que a localização da escola é estratégica, uma vez que a Avenida Fernando Corrêa da Costa é um corredor comercial que transformou o Coxipó em uma região populosa. “Quem passa pela Fernando Corrêa, seja de transporte coletivo ou carro particular, já consegue ver o ônibus da Justiça Eleitoral estacionado no pátio da escola. Nele, são oferecidos todos os serviços que você encontra num cartório eleitoral. É só chegar, que o atendimento é rápido. Fica mais perto vir aqui do que procurar a Casa da Democracia, no Centro Político e Administrativo”, reforça o servidor.

Para receber atendimento, basta levar um documento oficial com foto, que pode ser apresentado na versão física ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora já sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.

A região da Grande Coxipó, em Cuiabá, pertence à 55ª Zona Eleitoral, que é a maior em número de eleitores entre as 57 existentes no estado. Nela, há 115.014 eleitores aptos a votar, o equivalente a toda a população de Cáceres (município distante a 217 km de Cuiabá) em número de habitantes, a título de comparação. A 55ª ZE possui uma cobertura biométrica de 88,98%, ou 102.344 eleitores e eleitoras, dos quais ainda faltam fazer a biometria um eleitorado de 12.670 pessoas, o que representa 11,02%.

A presença da unidade móvel na unidade escolar reforça a campanha “Biometria 100%”, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), que visa ampliar a coleta biométrica no estado, em 2025, para, no mínimo, 98%.
Grande Coxipó

Segundo a União Coxipoense de Associações de Moradores (UCAM), o bairro Chácara dos Pinheiros é um dos quase 120 bairros que integram a região da Grande Coxipó, das quais 115 comunidades são associadas à entidade. A UCAM é parceira da Justiça Eleitoral em Mato Grosso e ajudou a divulgar e convocar eleitores para o atendimento pela unidade móvel.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação