PREPARATIVOS
Operação especial mobiliza 900 policiais para o show do Guns N’ Roses em Cuiabá
Da Redação
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) deu início nesta segunda-feira (27) a uma grande operação integrada que mobilizará cerca de 900 policiais militares para garantir a segurança do público que assistirá ao show da banda Guns N’ Roses, marcado para sexta-feira (31) na Arena Pantanal, em Cuiabá. A expectativa é de mais de 40 mil pessoas, incluindo turistas de outros estados.
A ação faz parte do planejamento coordenado pela Câmara Temática de Grandes Eventos, vinculada ao Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Sesp, que reúne diversas instituições públicas para planejar e executar estratégias de segurança em eventos de grande porte.
Planejamento integrado
O esquema de segurança foi definido em três reuniões preparatórias com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Juizado Especial, Procon Municipal, Prefeitura de Cuiabá — por meio das secretarias de Mobilidade Urbana, Segurança Pública e Defesa Civil — e dos organizadores do evento. Todas essas instituições também atuarão no dia do show.
O policiamento será dividido por áreas, abrangendo o entorno da Arena Pantanal, vias de acesso, estacionamentos, portarias e setores internos do estádio. A segurança será reforçada gradualmente até o dia do evento e seguirá ativa até 1º de novembro, segundo informou o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Bruno Marcel Souza.
Efetivo e áreas de atuação
Somente no dia do show, estarão empregados 766 policiais militares de diferentes unidades, incluindo o 1º, 2º e 11º Comandos Regionais, Bope, Rotam, Força Tática, Cavalaria, Companhia Raio, Batalhão de Trânsito, Patrulha Maria da Penha e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
A atuação abrangerá um raio de 300 metros ao redor da Arena, com bloqueios e patrulhamento nas principais avenidas de acesso, enquanto a segurança privada contratada pelos organizadores ficará responsável pelo controle interno do público.
Segundo o tenente-coronel Bruno Marcel, o objetivo é garantir tranquilidade, fluidez no trânsito e segurança total ao público antes, durante e depois do show. “É uma operação de grande porte, planejada em conjunto com todas as forças de segurança e órgãos parceiros, para assegurar que o evento ocorra em clima de ordem e segurança”, afirmou.
O show do Guns N’ Roses é considerado um dos maiores eventos musicais do ano em Mato Grosso, e as forças de segurança reforçaram o alerta para que o público chegue com antecedência, evite objetos proibidos e siga as orientações das equipes durante o acesso à Arena Pantanal.


