PECUÁRIA SUSTENTÁVEL
MT mostra cumprimento de regras ambientais e espera aumentar mercado da carne
Da Redação
Recebendo nesta semana o Word Meat Congress (Congresso Mundial da Carne), Mato Grosso tem como meta mostrar à comunidade internacional que cumpre a risca as metas e compromissos ambientais e, desta forma, ampliar o mercado de exportação da proteína animal. A abertura do evento ocorreu nesta terça-feira (28) no Allure Music Hall, no Buffet Leila Malouf, em Cuiabá.
O presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido, destacou que o Estado possui rebanho de 34 milhões de cabeça de gado e tem potencial para garantir a segurança alimentar do planeta. Todavia, a comunicação das ações de sustentabilidade não ocorre de maneira adequada e eventos de porte internacional, como é o WMC, favorece a classe produtiva.
“O grande risco do Brasil são as questões ambientais. Os compromissos das empresas que assumiram compromisso com desmatamento zero, moratória da carne, moratória da soja. Então, isso que a gente tem desarmando e mostrando que além de ter biodiversidade e Código Florestal, a gente tem competência para implementar esse código definitivamente e erradicar o desmatamento ilegal”, declarou Penido.
A partir da divulgação de que produz de maneira sustentável, o Estado espera abrir novos mercados da carne e negociar com países mais rígidos no cumprimento das regras. O Congresso Mundial da Carne conta com representantes de países do Mercosul, da União Europeia, China, Oriente Médio. Ao todo, são cerca de 20 delegações internacionais no evento.
“Por exemplo, a China tem um potencial de aumentar o consumo, é um grande parceiro. O Brasil abriu recentemente com o Vietnã, Indonésia, Filipinas, está correndo atrás de Japão e Coreia do Sul. Tem todo esse diálogo, tem tudo aqui pra gente acessar novos mercados também”, frisou Penido.
Atualmente, o Estado preserva 60% de seu território, mesmo sendo um dos maiores produtores do planeta. Além disso, recentemente, recebeu certificação de estado livre da febre aftosa sem vacinação.


