A parceria entre dois projetos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desenvolvidos na Baixada Cuiabana, em Mato Grosso, vai beneficiar mais de 200 famílias com a distribuição de pescados. Ao todo, serão 685 quilos de diferentes espécies de peixes que serão entregues aos cadastrados no Projeto Alimentar. A primeira etapa de entregas será realizada nesta quarta-feira (29), às 10h, no bairro Carrapicho, em Várzea Grande.
Localizados na Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Nossa Senhora do Livramento, os tanques de piscicultura do projeto Piscicultura Mais Vida são destinados ao desenvolvimento de pesquisas para o fortalecimento da atividade.
Durante o processo, parte das matrizes que não apresentam mais valor zootécnico para fins de pesquisa mas permanecem aptos para o consumo humano, então, é feito o processo de despesca, a retirada dos peixes dos tanques seguindo rigorosamente os critérios de bem-estar animal. A medida foi realizada no último sábado e contou com o apoio de uma empresa privada do setor de pescado. Os peixes foram resfriados em gelo, eviscerados, embalados e transportados em caminhão com carroceria isotérmica e unidade de refrigeração, garantindo a qualidade do alimento até o ponto de distribuição.
Também desenvolvido pelo Mapa, o Projeto Alimentar contempla a implantação de hortas urbanas para a capacitação e pesquisa na produção de hortaliças. A primeira horta do projeto foi implementada em Várzea Grande e os alimentos plantados já são distribuídos periodicamente às famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas na iniciativa.
Com a despesca realizada nos tanques de piscicultura, nesta semana, além das hortaliças, as famílias beneficiárias do projeto receberão os pescados. São espécies de pacu, coorimbatá, tambatinga e traíra. As entregas ocorrem até sábado (1º) e contemplam mais de 200 famílias de Cuiabá e Várzea Grande.


