SER FAMÍLIA HABITAÇÃO
Empresa com mais de 34 anos de atuação, Pacaembu entrega 595 unidades habitacionais em Cuiabá
Da Redação
Com mais de 34 anos de experiência no setor e um histórico consolidado de obras que impactam positivamente a vida das pessoas, a Construtora Pacaembu entregou, na manhã desta quinta-feira (30), 595 unidades habitacionais no Residencial Parque do Cerrado, Ipê e Guará, em Cuiabá. As unidades fazem parte do Programa SER Família, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso e coordenada pela primeira-dama Virginia Mendes, voltada para a construção de habitação de interesse social no Estado.
Em entrevista ao Muvuca Popular, o executivo de negócios da Pacaembu, Bruno Villar, detalhou o compromisso da construtora com o desenvolvimento de Mato Grosso e a importância da parceria com o governo estadual. Villar destacou que a Pacaembu vê no Estado um grande potencial de crescimento e um ambiente favorável para a realização de investimentos em infraestrutura habitacional.
“A Construtora Pacaembu é uma das principais parceiras do Estado em projetos habitacionais. Pacaembu é uma empresa de 34 anos, que começou sua história no interior de São Paulo e veio para Mato Grosso com o primeiro lançamento em 2023. Nós acreditamos no crescimento demográfico e no crescimento do PIB de Mato Grosso. Por isso, estamos aqui para fazer a diferença”, afirmou Villar.
A Pacaembu já está presente em diversos municípios mato-grossenses, com empreendimentos em Cuiabá, Sinop, Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste, e tem planos de expandir ainda mais sua atuação. “Em 2026, vamos lançar também em Rondonópolis e Sorriso, consolidando nosso compromisso não só com a capital, mas com todo o Estado de Mato Grosso”, completou o executivo.
As 595 unidades entregues representam apenas a primeira fase de um empreendimento maior, que totaliza cerca de 2.300 casas. De acordo com Villar, a construção desses condomínios gerou mais de 1.600 empregos diretos e indiretos. “Como um todo, este projeto gerou em torno de 6 mil empregos diretos e indiretos, um reflexo do impacto positivo da construção civil na economia local”, ressaltou.
A Pacaembu também acredita que o modelo de parceria pública e privada adotado em Mato Grosso pode servir de exemplo para outros estados. Para Villar, o Programa SER Família é uma iniciativa robusta e eficiente que complementa o Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, proporcionando um sistema mais acessível e completo para a população.
“O Estado de Mato Grosso criou um ambiente propício para empresas como a nossa, permitindo que possamos realizar nosso trabalho com excelência. O programa SER Família é uma grande inovação e faz toda a diferença para a população, permitindo que mais pessoas possam realizar o sonho da casa própria”, destacou Villar.
Com uma atuação que vai além da construção de imóveis, a Pacaembu tem como missão “transformar gerações” e contribuir de forma significativa para a qualidade de vida das famílias. Para a construtora, cada casa entregue é uma oportunidade de proporcionar mais dignidade e estabilidade para aqueles que conquistam o sonho da primeira moradia.


