MEGAOPERAÇÃO
Criminoso de MT está entre os 117 mortos em megaoperação policial no Rio de Janeiro
Thalyta Amaral
Entre os 117 suspeitos mortos na megaoperação das forças de segurança do Rio de Janeiro, realizada na última terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão, está um criminoso de Mato Grosso. A informação foi confirmada pela Cúpula de Segurança Pública do Rio durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (31).
De acordo com o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, entre os 99 mortos já identificados, um é natural de Mato Grosso, embora a identidade dele ainda não tenha sido divulgada oficialmente. Curi destacou que o balanço é preliminar e que a identificação completa deve ser concluída nos próximos dias, com apoio de bases de dados criminais de outros estados.
O levantamento aponta que, dos 99 reconhecidos até o momento, 78 tinham histórico criminal e 42 estavam foragidos da Justiça. Outros 39 eram oriundos de fora do Rio de Janeiro, sendo 13 do Pará, sete do Amazonas, seis da Bahia, quatro do Ceará, quatro de Goiás, três do Espírito Santo, um de Mato Grosso e um de Alagoas.
Entre os mortos estão chefes do Comando Vermelho de outros estados, como Chico Rato, do Amazonas; DG, da Bahia; Fernando Henrique dos Santos, de Goiás; e Russo, do Espírito Santo. A operação foi considerada uma das maiores ações policiais já realizadas no Rio de Janeiro, envolvendo mais de 3 mil agentes das polícias Civil, Militar e Federal, além do apoio de helicópteros e blindados.
Segundo a Polícia Civil do Rio, os complexos da Penha e do Alemão vinham sendo usados como quartel-general nacional do Comando Vermelho, funcionando como centro de comando e logística para coordenar as ações da facção em outros estados brasileiros, incluindo rota de armas, drogas e lavagem de dinheiro.
Com informações do G1


