Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

OBRAS VÃO ATÉ MARÇO DE 2026

Obras do BRT na região central devem impactar 9 mil empresas e 36 mil funcionários; CDL alerta para possíveis prejuízos

Da Redação

0

Com a chegada das obras do Bus Rapid Transit (BRT) nas avenidas Prainha e XV de Novembro, cerca de 9 mil empresas e 36 mil trabalhadores da região serão afetados nos próximos meses, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). Na tentativa de mitigar os impactos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) lançou treinamentos, soluções de gestão e um observatório online para acompanhar o progresso das obras em tempo real.  Os detalhes foram debatidos durante reunião na quinta-feira (30).

O presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, destacou que obras como o BRT e a expansão da rede de esgoto pela Águas Cuiabá são fundamentais para a melhoria da cidade, mas alertou para os efeitos imediatos sobre o comércio e serviços.

“A obra leva à queda do faturamento. Com o cronograma em mãos, o lojista consegue planejar férias, investir em vendas online ou delivery e reduzir prejuízos durante o período de intervenções”, explicou Macagnam.

Para apoiar os empresários, a CDL lançará dois cursos específicos: um voltado para estratégias de vendas digitais, como WhatsApp e e-commerce, e outro de planejamento financeiro, para reduzir custos e abrir novas frentes de receita durante a obra. As inscrições começam na próxima semana.

Comerciantes presentes relataram preocupação com os impactos, lembrando que muitos negócios já foram afetados por projetos anteriores, como a implantação do VLT em 2012.

“Estamos passando por isso há mais de uma década. Nossa preocupação é com a celeridade da obra, para que afete o mínimo possível os nossos negócios”, afirmou Valter Evaristo, da Multifer.

O secretário adjunto da Sinfra, Isaac Nascimento Filho, informou que algumas intervenções já começaram e que o regime de trabalho será das 6h às 22h, com atividades pontuais à noite. Já a Águas Cuiabá realiza trabalhos noturnos para reduzir impactos à população, reforçando bocas de lobo e a rede de drenagem.

A reunião contou ainda com a participação do vereador Alex Rodrigues (PV) e da secretária adjunta de Obras da Capital, Geralda Pessoa.

As intervenções, que devem se estender até fevereiro ou março de 2026.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação