ALERTA
“Brasil corre para o precipício fiscal”, alerta Mauro Mendes sobre rombo nas contas públicas
Da Redação
governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), fez um duro alerta na manhã desta sexta-feira (31) sobre a grave situação das contas públicas do país. Reagindo aos novos dados divulgados pelo Banco Central, que apontam um rombo de R$ 17 bilhões em setembro e uma dívida total de R$ 9 trilhões, o equivalente a quase 80% do PIB brasileiro, Mendes afirmou que o Brasil está à beira de um colapso fiscal.
“O Brasil estava caminhando para o caos. Agora, nós paramos de caminhar – estamos correndo para o precipício. Vai acontecer um caos fiscal no Brasil”, declarou o governador.
Mauro Mendes lembrou que o próprio Tribunal de Contas da União (TCU) já alertou para o risco de um “shutdown” da máquina pública federal em 2027, quando poderá faltar dinheiro até para despesas básicas.
“O TCU já falou sobre isso. Em 2027 vai ter shutdown da máquina federal, ou seja, não vai ter dinheiro para pagar despesas correntes. Vai faltar dinheiro nas universidades, vai faltar dinheiro para um monte de coisa”, enfatizou.
O governador criticou a falta de ação do governo federal e dos órgãos de controle diante do cenário.
“Todo mundo sabe disso, todo mundo ouve falar e ninguém faz nada. É um absurdo”, disse.
Mendes comparou a situação nacional à crise vivida por Mato Grosso em 2018, quando assumiu o governo com as contas comprometidas e salários atrasados.
“Nós vivemos isso em Mato Grosso. Graças a Deus, tomamos medidas que muitos chamaram de duras. Fui vaiado por diversos setores, mas hoje estamos colhendo os resultados, com belas escolas, estradas e hospitais sendo construídos”, afirmou.
Por fim, o governador defendeu que o país precisa de liderança e coragem para enfrentar o problema fiscal.
“O Brasil precisa de alguém que tenha coragem, que saiba o que é certo e faça o que é certo. O país caminha para um colapso nas contas públicas federais”, concluiu.


