Durante uma ação integrada da Operação Tolerância Zero, promovida pelo Governo de Mato Grosso, a Força Tática do 12º Comando Regional da Polícia Militar apreendeu, na noite desta quarta-feira (5), artefatos explosivos, munições e entorpecentes em uma área de fronteira entre o Brasil e a Bolívia, no município de Pontes e Lacerda (a 445 km de Cuiabá).
De acordo com a PM, a equipe realizava patrulhamento na estrada vicinal do Sararé, quando avistou uma caminhonete Hilux prata parada às margens da via. Ao perceber a aproximação da viatura, um dos ocupantes fugiu para a mata, não sendo possível sua identificação.
O outro suspeito, identificado pelas iniciais V.M.S.S., foi abordado. Durante a busca no veículo, os policiais encontraram quatro caixas com 71 emulsões de artefatos explosivos cada, totalizando 284 unidades — material comumente usado em atividades ilegais de garimpo na região.
Além dos explosivos, foram localizadas duas porções de maconha, com peso total de 36 gramas, e 10 caixas de munição calibre 9mm, somando 600 unidades.
O suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia da Polícia Judiciária Civil de Pontes e Lacerda.
A operação faz parte das ações de enfrentamento às organizações criminosas que atuam na faixa de fronteira, com foco no combate ao tráfico de drogas, posse ilegal de armas e crimes ambientais.
Foram apreendidos:
284 emulsões de artefatos explosivos
600 munições calibre 9mm
36 gramas de substância análoga à maconha



