SENTINDO NO BOLSO
Preço do etanol sobe 3,2% em Mato Grosso e atinge maior valor em cinco semanas
Kamila Araújo
O preço do etanol hidratado segue em alta em Mato Grosso e atingiu o maior valor das últimas cinco semanas, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq). Entre os dias 3 e 7 de novembro, o indicador registrou R$ 3.447,16 por metro cúbico (ou R$ 3,44 por litro), representando um aumento de 3,2% em relação ao início de outubro.
De acordo com o Sindipetróleo-MT, o reajuste já está sendo repassado pelas distribuidoras aos revendedores, o que encarece o custo do produto nas bases. Apesar disso, muitos postos de combustíveis têm evitado repassar integralmente o aumento ao consumidor final, reduzindo suas margens de lucro para tentar conter novas altas nas bombas.
A entidade, no entanto, alerta que, caso a tendência de valorização continue, será inevitável o repasse ao consumidor, já que os postos são o último elo da cadeia e não controlam os preços praticados pelas usinas e distribuidoras.
O Sindipetróleo reforçou que continuará monitorando e divulgando semanalmente as variações de preços do etanol e de outros combustíveis comercializados no estado, com base nos índices oficiais do mercado.



