QUINTO CONSTITUCIONAL
Com oração de São Francisco de Assis e momentos de emoção, Ricardo Almeida assume vaga no TJ
Thalyta Amaral
O novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Ricardo Almeida, tomou posse na manhã desta segunda-feira (10), em uma solenidade que reuniu autoridades dos três Poderes estaduais. Em seu discurso, Almeida se emocionou ao falar da família e citou a oração de São Francisco de Assis.
Com mais de 25 anos de experiência na advocacia, Ricardo Almeida foi escolhido na última semana pelo governador Mauro Mendes (União) entre a lista tríplice aprovada pelos desembargadores do TJMT. Ele enfatizou a importância do Quinto Constitucional, que permite aos membros da advocacia ocuparem vagas no Pleno dos tribunais.
“O quinto constitucional traz para a magistratura o olhar de quem ouviu diariamente as vozes da sociedade, por isso é essencial e insubstituível, deve ser celebrado e permanentemente fortalecido”, ressaltou.
Almeida foi elogiado por integrantes da magistratura e do meio jurídico mato-grossense, que lembraram de sua trajetória e do início humilde durante a infância. As autoridades também destacaram sua carreira como um marco que o conduziu a esse novo patamar profissional.
“Fico muito feliz de estar aqui hoje, muito foi falado da sua história, muito bonito ver uma história construída com muitas lutas e hoje chegar a esse posto”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB).
“O senhor trabalhou, fez campanha e foi indicado o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Tenho certeza de que o Mauro [Mendes] fez isso em nome do povo mato-grossense. Quero desejar à sua excelência que faça muita justiça. O mato-grossense, o povo brasileiro, precisa e gosta de justiça”, disse ainda o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos).



