CLIMA ESQUENTOU
Jayme Campos e Flávio Bolsonaro promovem bate-boca em sabatina de Gonet no Senado
Kamila Araújo
A sabatina que confirmou a recondução de Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta quarta-feira (12) no Senado Federal foi marcada por um embate acalorado entre o senador mato-grossense Jayme Campos (União Brasil) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Durante a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Flávio questionou Gonet sobre uma suposta tentativa de retirar do Congresso o poder de conduzir pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar acusou o procurador de atuar de forma política e citou trechos bíblicos pedindo que ele “se arrependesse”.
A fala provocou reação imediata do presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), que considerou a postura de Flávio constrangedora e pediu respeito ao sabatinado. O senador Jayme também interveio, pedindo “elevação do nível do debate” e afirmando que o momento não era para ataques pessoais.
O mato-grossense classificou a conduta de Flávio como leviana. “Temos que elevar o nível dessa sabatina, para qualquer um dos indicados que estão aqui. Com todo respeito ao senador Flávio Bolsonaro e aos demais, o momento não é para fazermos oitiva com autoridades e sobretudo de forma leviana, acusando-o”, disse o mato-grossense.
As declarações irritaram o filho do ex-presidente. “Leviana, senador Jayme?”, rebateu o parlamentar fluminense, iniciando um breve bate-boca. Jayme manteve o tom firme e respondeu que não estava defendendo Gonet, mas sim a postura institucional da comissão.
O clima tenso tomou conta da sessão por alguns minutos, até que o presidente Otto Alencar retomou a palavra e pediu serenidade aos senadores.
Apesar do embate, a CCJ aprovou a recondução de Paulo Gonet ao comando do Ministério Público Federal, e a indicação segue agora para votação no plenário do Senado.


