CASO ZAMPIERI
PF cumpre novo mandado de prisão contra lobista acusado de negociar sentenças
Da Redação
Apontado como um dos principais articuladores de um esquema de venda de decisões judiciais no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves foi novamente alvo de um mandado de prisão, cumprido pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (12). Andreson Gonçalves, apontado como o principal lobista do advogado Roberto Zampieri assassinado em 2023, em Cuiabá.
Desde julho deste ano, Andreson cumpria prisão domiciliar em Primavera do Leste, monitorado por tornozeleira eletrônica, após alegar problemas de saúde. Ele é investigado por intermediar vantagens indevidas entre empresários e operadores do esquema, que atuariam para influenciar decisões em tribunais superiores e estaduais.
De acordo com as investigações, Andreson teria movimentado milhões de reais em propinas e lavado o dinheiro por meio de empresas de fachada. Uma delas, a Florais Transportes, acumula um patrimônio que chama a atenção: 396 veículos e quatro aeronaves, avaliados em cerca de R$ 113 milhões.
A Polícia Federal suspeita que a Florais tenha sido usada para disfarçar repasses ilícitos ligados ao esquema de venda de sentenças. O lobista já havia sido citado em conversas interceptadas com advogados e empresários, em diálogos que indicavam negociações de valores milionários em troca de decisões favoráveis em processos do STJ.


