FÓRUM DA CAPITAL
“A maldade não tem rosto”, diz promotora ao pedir condenação dos três réus por mortes no Shopping Popular; júri recomeça hoje
O julgamento dos três acusados pelo duplo homicídio ocorrido em 23 de novembro de 2023, no Shopping Popular de Cuiabá, será retomado nesta quinta-feira (13), às 9h, no Fórum da Capital. A sessão é presidida pela juíza Mônica Catarina Perri Siqueira, da 1ª Vara Criminal, e integra as ações do Mês Nacional do Júri, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As vítimas foram o lojista Gersino Rosa dos Santos e o vendedor Cleyton de Oliveira de Souza Paulino.
Andamento do julgamento
O julgamento começou na manhã de quarta-feira (12), com oitiva de testemunhas, interrogatórios dos réus e início dos debates orais. O interrogatório dos réus Sílvio Júnior Peixoto e Vanderley Barreiro da Silva trouxe relatos sobre ameaças, dívidas e motivação do crime, enquanto Jocilene Barreiro da Silva, mãe de Vanderley, optou por permanecer em silêncio.
Sustentação da promotora
O último ato do Ministério Público ocorreu ontem, com a sustentação oral da promotora de Justiça Élide Manzini. Ela apresentou provas, áudios e fotos que, segundo ela, demonstram a participação de todos os réus no crime. Em tom firme, destacou que Sílvio foi o executor, enquanto Vanderley e Jocilene seriam os autores intelectuais, movidos por vingança pelo assassinato do irmão de Vanderley, ocorrido 15 dias antes.
A promotora apontou as qualificadoras do crime, incluindo motivo torpe, recurso que dificultou a defesa das vítimas, perigo comum e concurso de pessoas. Ela ressaltou ainda o risco a terceiros no momento do crime, citando a presença de uma criança nas proximidades. Ao final, pediu a condenação dos três acusados.
Próximos passos
Nesta quinta-feira (13), o julgamento será retomado com a fase de debates das defesas, que terão a oportunidade de apresentar suas teses e contrapor as acusações apresentadas pelo Ministério Público. A sessão deve seguir ao longo do dia.


